Como assim cálculo judicial para Família e Sucessão?
“ Eu sou advogado a 25 anos, soma tudo e divide” – Identidade Preservada
“ O cálculo é simples se são 03 herdeiros divide 33 % para cada um…” – Identidade Preservada
Como Administrador de Empresas e conhecedor das operações matemáticas posso dizer com conhecimento de causa que muitas vezes Família e Sucessões são como Problemas Matemáticos que devemos encontrar valor de X, Valor de Y, Valor de Z mas nem sempre são números positivos e ou lineares.
E por esse motivo sugerimos que matéria de cálculos de Inventário sejam realizados por Economistas, Contadores e Administradores.
Seria fácil se nessa equação (Família e Sucessões) não existissem chaves, colchetes, parênteses e ou outras informações como a²+Z (Y/25%) = X. ou Y= (15% da empresa J + 25 % da renda de aluguel de C).
Como se calcula 33,33 % ou 25 % de uma empresa deixada na partilha? Como é feita a avaliação patrimonial de uma empresa? Através do balanço contábil apresentado por um dos herdeiros em conflito de interesses que ocupa a posição de CFO (Diretor Financeiro) da Empresa em questão?
Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada.
Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves, como assim, explica!!!
Agora vamos abrir parênteses, colchetes e chaves para colocar casa, carro, apartamento, previdência privada, ações. Mas onde entram as doações? As antecipações de herança? Valores de antecipação são corrigidas pela taxa Selic ou IGPM? Tem Diferença? E as dívidas de a² que buscou recursos para capitalizar 50 % da empresa J?
O que queremos com isso é uma reflexão dos senhores Advogados e clientes ( Famílias e Empresas) que consultem um Administrador de Empresas de sua confiança quando forem tratar de assuntos financeiros de Família & Sucessões.
- A Pró-Pericia atua como os seguintes serviços;
- Cálculos Extra Judiciais;
- Cálculos Judiciais;
- Cálculos para Partilha de Bens;
- Cálculos para Inventário;
- Cálculo da Legitima;
- Cálculos de Antecipação de valores;
- Atualização e Correção Monetária de bens e valores.
Conforme o artigo 1.847 do Código Civil, a legítima calcula-se sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucessão, abatidas as dívidas e as despesas do funeral, adicionando-se, em seguida, o valor dos bens sujeitos à colação.
Deixando a parte jurídica de lado muitos dos problemas existentes em um processo de inventários são os conflitos referente aos bens deixados, problemas esses que também são matemáticos e financeiros e por esse motivo um Administrador Judicial se faz necessário para atua conjuntamente com os advogados.
A Pró-Pericia possui experiência em cálculos judiciais e poderá auxiliar em:
- Auxiliamos na Negociação de Pagamento de Honorários Advocaticios sem sofrer abusos ( Entre 3 % a 6%) de acordo com a tabela da OAB;
- Avaliação de Empresas / Valuation;
- Cálculo da Legitima ( encontrar a porcentagem e valor correto de cada um dos herdeiros para partilha);
- Avaliação de Bens Móveis;
- Correção e Atualizações monetárias;
- Revisão de cálculos de antecipação da legitima.
Emitimos Laudos Financeiros e Parecer Técnico em todo território nacional. Laudos assinados por Perito Administrador.